sexta-feira, 26 de maio de 2017

São João de Araripina 2017 começa em Lagoa do Barro


A origem dos festejos juninos de Araripina tem como ponto demarcatório a chegada de Antônio Gomes de Sá no ano de 1919 à região do atual distrito de Lagoa do Barro. Oriundo da cidade de Terra Nova – PE, tendo feito a aquisição de uma “frente de terra” e, posteriormente no ano de 1942, a doação de parte desta para a fundação da vila, sendo erguida a igreja, que vira a sequenciar a prática religiosa já ministrada na casa das famílias que ali se aglomeravam. É nas manifestações religiosas e populares comuns na região Nordeste do Brasil que se ergue o culto ao Santo São João Batista e, dali, se inicia a prática das festas de salão voltadas para o santo.

Com as opiniões divididas entre a "Canudama" e a o baixio que ladeava uma grande lagoa, esta ultima fora a escolhida para sediar o atual distrito.
Estando fundada a vila, e por ser de família muito religiosa, foi escolhido junto às famílias que começaram a compor o povoado o santo São João Batista para ser o padroeiro, tendo inicio assim as comemorações denominadas de “Festejos de São João Batista” no ano de 1963, sendo de maneira singela e tendo evoluído ao longo dos anos, se transformando em ponto de encontro de famílias e esporádicos turistas que visitavam em considerável quantidade a localidade no período junino.
Durante muito tempo, e até muitos anos após a elevação do povoado a distrito, fato a partir da fundação no ano de 1963, Lagoa do Barro era o único distrito a festejar o santo supra citado de forma grandiosa, com as festas de salões a base do forró de pé de serra e conjuntos muscas, fato que tomou novo rumo quando o governo municipal resolveu investir em festas de rua na sede do Município.
Da Avenida Antônio de Muniz, passando pelo Centro Social Urbano e chegando ao Parque Três Vaqueiros, o São João de Araripina cresceu e por aqui já passaram grandes artistas de renomes como Gilberto Gil, Alcimar Monteiro, Flávio Leandro, José Augusto, Bruno e Marrone, Vitor e Léo Gustavo Lima, Wesley Safadão, Gabriel Diniz, Luan Santana, Zezé de Camargo e Luciano, Reginaldo Rossi, Moleca 100 Vergonha, Mala 100 Alça e 100 Stress, entre tantas outra atrações no Parque de Eventos.
A grandeza dos festejos refletem no aquecimento do comércio local e a cidade e região se voltam para Araripina por ser o município do sertão pernambucano a promover uma festa de tamanha expressão.
Anexo as grades que compreendem datas e atrações para o mês de junho em Araripina.

BECO DO FORRÓ - SESC Ler Araripina
SÃO JOÃO DE LAGOA DO BARRO - Governo Municipal
SÃO JOÃO DE ARARIPINA 2017 - Governo Municipal

Nenhum comentário:

Postar um comentário